quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Um processo incipiente




a reciclagem de pilhas e baterias
São 1,2 bilhão de pilhas e 400 milhões de baterias de elular comercializadas por ano no Brasil, segundo dados do Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica - Abinee. Assim, como essa quantidade enorme chega às mãos do consumidor, uma quantidade também enorme delas sai das mãos do consumidor. E a grande maioria vai para a lata de lixo comum.

Recicalgem de pilhas
Tal informação não deveria preocupar, já que, desde 2000, todas as pilhas produzidas no Brasil têm quantidades mínimas ou quase nulas dos metais pesados mais poluidores como cádmio, mercúrio e zinco, dentro do que está estabelecido pela resolução 257 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), editado em 1999. Pela lei, o perigo da poluição por metais pesados em pilhas e baterias é mínimo e assim, qualquer um poderia fazer coro com boa parte dos empresários do setor que diz que é possível jogar as pilhas no lixo. O problema é que a realidade brasileira não é nada animadora. Primeiro que a instrução de jogar no lixo é válido se o houver um bom manejo do aterro sanitário, o que é uma realidade existente em apenas 10% dos aterros brasileiros, segundo estimativa do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Além disso, nem toda pilha que você compra está dentro do padrão já que 33% do mercado são formados pelas chamadas “baterias ilegais”. Ou seja, cerca de 400 milhões de pilhas e baterias vêm de contrabando e outras origens, sem nenhuma segurança de que elas acompanham as medidas do Conama.

Além dessa dura realidade do mercado brasileiro, os críticos das decisões do Conama lembram ainda que as quantidades sejam mínimas, na verdade, não refrescam muito e o perigo de poluição continua, já que são milhões de pilhas descartadas.

Incipiente no Brasil, a reciclagem ou reaproveitamento das pilhas e baterias é mínimo, tendo apenas uma fábrica em 2008 que a fazia, reciclando cerca de 6 milhões de pilhas e baterias por ano, menos de 1% do comercializado. Trata-se da Suzaquim. Outras empresas de baterias de celulares, por exemplo, colhem o material e enviam para recicladoras fora do Brasil.

Entregar para a reciclagem é a parte que qualquer consumidor pode fazer. Mas para um consumidor com fome por consciência ecológica, um bom caminho é saber como é essa reciclagem para que ela se torne uma realidade maior no futuro, além de conhecer um pouco melhor os produtos derivados. Vamos lá.












fonte: http://ambiente.hsw.uol.com.br/reciclagem-pilhas-baterias.htm

sábado, 31 de outubro de 2009

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Respeito ao Meio Ambiente

"Apenas quando o homem matar o ultimo peixe, poluir o ultimo rio e derrubar a ultima arvoreirá compreender que não poderá comer o dinheiro que ganhou"

Autor desconhecido

domingo, 18 de outubro de 2009

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Voltamos!

Continuamos com a coleta de óleo usado, pilhas e baterias usadas.
Vamos lá galera, entre em contato, faça a doação e proteja o meio ambiente.

Somos apenas uma sementinha, mas se nos unirmos para combater a poluição, nos tornaremos fortes o suficiente para melhorar o ambiente que é ou será dos nossos descendentes.

Daniele
RH Reciclarte

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Estaremos de Volta



Atenção Galera!!!

No dia 26-06-2009 das 08 às 17h estaremos no C. E. Rangel Pestana fazendo recolhimento e explicando nosso trabalho para todos os presentes!!!

Contamos com a sua partecipação!!!!


segunda-feira, 8 de junho de 2009

Nossa História



Nós, "A ReciclArte", somos uma empresa sem fins lucrativos, que trabalhamos com a preservação do meio ambiente focalizando o dano que óleo alimenter, pilhas e baterias fazem à natureza. Nós nos localizamos no C. E. Francisco Assumpção (Rua João Ferreira Pinto - Ponto Chic - Nova Iguaçu _RJ). Fomos fundadas no ano de 2008 pela turma 4004, desde então nosso pessoal vem renovando-se semestralmente para que nossa empresa seje sempre a melhor do ramo, e para que em um futuro distante ainda haja rios , bosques, florestas e água potável para que nossos descendentes possam se beneficiar dessas virtudes e se orgulhar de nossos atos.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Só o homem destroi o meio ambiente. Só o homem pode recuperá-lo

UM LITRO DE ÓLEO, CONTAMINA CERCA DE 1 MILHÃO DE LITROS DE ÁGUA.
Um milhão de litros de água equivale ao consumo de uma pessoa no período de 14 anos.

Onde deitar o óleo dos fritos em casa
? Vamos raciocinar. Mesmo que não façamos muitos fritos, quando o fazemos, deixamos o óleo na pia ou por outro ralo, ou na terra do quintal ou dentro do balde dos restos para alimentar animais. Certo?
Este é um dos maiores erros que podemos cometer. Por que fazemos isto? - vocês perguntam. Porque infelizmente ninguém nos diz como fazer, ou não nos informamos. Sendo assim, o melhor que temos a fazer é colocar os óleos utilizados numa daquelas garrafas de plástico (por exemplo, as garrafas de refrigerantes, ou as de água), fechá-las e depositá-las no ponto de troca mais próximo de sua residência. Com isso evitamos desperdiçar dinheiro público com o tratamento de rios e desentupimento de esgotos.

De nada adianta criticar os responsáveis pela poluição.... se não fizermos a nossa parte. Será muito difícil mas o meio ambiente ficará muito grato, afinal é para o bem de todos nós.

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Inauguração



Boa tarde galera, eu sou Eddie do setor de T.I., e estou aqui para apresentar o blog da ReciclArte, empresa de reciclagem e esta é a 1ª postagem. Ela é somente para testar o blog, mas, futuramente vocês verão muitas coisas interessantes aqui e vão aprender a cuidar melhor do nosso planeta.

Até a proxima. ;D

Você gostou do Blog?